domingo, 9 de novembro de 2008

Geografia - continu@ção...

Em grande parte do interior do continente a precipitação média anual fica entre 30 e 70 mm; em algumas áreas de "gelo azul" a precipitação é mais baixa do que a perda de massa pela sublimação e, assim, o balanço local é negativo.

Nos vales secos o mesmo efeito ocorre sobre uma base de rochas, conduzindo a uma paisagem esturricada.

A Antártica Ocidental é coberta pela manto de gelo da Antártica Ocidental. Este chamou à atenção recentemente por causa da possibilidade real do seu colapso. Se derretesse, o nível do mar elevar-se-ia em vários metros num curto espaço de tempo geológico, talvez em questão de séculos. Diversos fluxos de gelo antártico, que correspondem a aproximadamente 10% da cobertura de gelo, correm para uma das muitas plataformas.
A Antártica tem mais de 70
lagos que se encontram sob a superfície de gelo continental. O lago Vostok, descoberto abaixo da estação Vostok Russa em 1996, é o maior deles. Acredita-se que o lago esteve selado por 35 milhões de anos. Há também alguns rios no continente, o maior dos quais é o rio Onyx, com 30 quilómetros de extensão, que desagua no lago Vanda a 75 metros de profundidade.

1 comentário:

Tásia disse...

Sobre a Antártida há muito que se lhe diga... Para mim o aquecimento central é o que mais me preocupa e que devia preocupar muita gente, uma vez que, se a forma como tratamos o nosso planeta continua assim, estamos muito mal... Já que é o tema do teu blog, sensibiliza-os!!!
Beijoca