domingo, 9 de novembro de 2008

História :)


Como não há povos nativos da Antártica, a sua história é a da sua exploração. É muito provável que os povos de regiões próximas ao continente tenham sido os primeiros a explorá-lo: os povos Aush da Terra do Fogo, por exemplo, falam sobre o "país do gelo" e um chefe maori de nome Ui-Te-Rangiora teria atingido a região em 650 d.C. No entanto, esses povos não deixaram vestígios da sua presença.
As primeiras expedições documentadas começam no século XVI. Américo Vespúcio relatou o registo visual de terras a 52°S.

Várias expedições aproximaram-se gradativamente do continente sem, no entanto, se ter a certeza de que se tratava realmente de um continente ou de um conjunto de ilhas, até às expedições de James Cook, o primeiro a circum-navegá-lo entre 1772 e 1775 sem o avistar, devido à névoa e aos icebergs.
A ocupação humana propriamente dita, começa na primeira metade do século XIX, quando navios baleeiros chegavam à região das Ilhas Sandwich do Sul. Nesse período, James Weddell e James Clark Ross descobriram os mares que hoje levam os seus nomes. Este último fez uma viagem de exploração na qual descobriu ainda a Ilha de Ross, os montes Erebus e Terror e a Terra de Vitória, retornando em 1843.

Realizados em 1895 e 1889, os dois Congressos Internacionais de Geografia obtêm relativo sucesso pela exploração do continente meridional, pois diversas expedições nacionais foram realizadas.

Sem comentários: